Blog do Instituto VIVA

Estrutura e funções da articulação do joelho

18 de janeiro de 2019

A dor ou disfunção do joelho é uma das queixas mais comuns nos consultórios dos médicos especialistas da área.

O joelho é um complexo articular que faz o movimento de dobradiça da perna. É composto por duas articulações: articulação do fêmur com a tíbia e do fêmur com a patela (Figura 1).

image

Figura 1 (fonte: auladeanatomia.com)

Diferentes estruturas compõem a articulação e atuam na absorção dos impactos, na estabilização e na realização dos movimentos: cartilagem articular, meniscos e ligamentos, além dos tendões que fazem as inserções musculares pelos tendões (Figura 2).

image

Figura 2

A articulação do joelho tem papel muito importante no movimento de sentar-se e levantar-se, na manutenção da posição sentada e é fundamental na marcha para absorção do impacto da força de reação do solo e também para reduzir o gasto energético durante a locomoção. É uma das articulações mais solicitadas no dia a dia do ser humano.

Cada vez que, nos levantamos de uma cadeira, a articulação do joelho é acionada. Estendemos nossos joelhos quando passamos da posição sentada para a de pé. A extensão do joelho é uma das principais funções do músculo quadríceps, um músculo muito forte que se situa na região anterior da coxa, que precisa levantar o peso do corpo, cada vez que levantamos de uma cadeira. Quantas vezes por dia nos levantamos de uma cadeira nas nossas atividades normais?

Um bom teste para saber como anda a sua força extensora do joelho é sentar-se em uma cadeira regular da sua casa (cadeira da sala de jantar) ou do trabalho e levantar-se sem apoio dos braços. Se for difícil ou precisar do apoio dos braços, provavelmente, seu quadríceps está precisando de um reforço.

Este simples teste permite saber se seu joelho está sofrendo algum tipo de sobrecarga por fraqueza muscular e aponta necessidade de fortalecimento. A fraqueza muscular causa sobrecarga em todas as estruturas do joelho e contribui para que ocorram lesões degenerativas e mesmo traumáticas.

Uma das partes mais preciosas do joelho é a cartilagem articular, uma fina estrutura que reveste as superfícies articulares do joelho. Ela permite que o movimento se faça de maneira suave e sem atrito. A lesão da cartilagem articular pode causar a osteoartrite do joelho, mais conhecida como osteoartrose.

A osteoartrose do joelho está relacionada com vários fatores: sobrepeso, sobrecarga e/ou desalinhamento articular, lesões traumáticas prévias, fatores genéticos e constitucionais.

  1. Manter o índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25 (peso normal). Calcule aqui o seu IMC.

  2. Programa de atividades físicas adequadas ao seu nível de demanda para manter a força muscular e a flexibilidade

  3. Prevenção de sobrecargas.

No próximo artigo abordarei um pouco mais a osteoartrite do joelho.


Júlia Maria D'Andréa Greve

Blog mantido por Júlia Maria D'Andréa Greve, Professora Associada da Faculdade de Medicina da USP e Diretora do Instituto Viva Saúde & Fitness. Você pode segui-la no Twitter.  Se preferir, cadastre abaixo o seu endereço de e-mail para ser avisado das novidades.