Blog do Instituto VIVA

Movimento e Corpo Humano

7 de janeiro de 2019

O corpo humano é uma máquina, que foi feita para se movimentar. O movimento é essencial para a correta manutenção desta máquina.

A musculatura, as articulações e o fornecimento de energia para o movimento estão prontos para funcionar, sempre, mas precisam ser usados de forma rotineira, porque quando deixados sem uso, atrofiam e perdem a capacidade de se movimentar.

image

Photo by eberhard grossgasteiger on Unsplash

Usar o corpo, isto é, movimentar-se, promove a saúde e previne as doenças crônicas, pelo maior gasto energético e pelo uso das estruturas corporais, além de melhorar o metabolismo e a homeostasia.

Os principais efetores do movimento são os músculos. O sistema muscular é muito importante para a manutenção da homeostasia, e também, da sensação de bem-estar. Temos músculos em todo o corpo, porque precisamos manter a máquina em funcionamento.

Os músculos cardíaco e liso das vísceras nos mantém vivos e o músculo esquelético provê condições para que o restante do corpo funcione bem, permitindo todos nossos movimentos. Os músculos esqueléticos ativos, quando exercitados, são fonte importante de substâncias que melhoram o metabolismo das gorduras, do açúcar e do sistema nervoso.

O envelhecimento biológico é caracterizado pela diminuição gradual do funcionamento de todos os sistemas corporais com perdas que podem gerar incapacidades, dentre as quais, destacam-se as dificuldades de se movimentar: andar, levantar-se, carregar objetos, etc.

A expectativa de vida vem aumentando de forma exponencial pelo maior conhecimento dos processos biológicos genéticos, celulares e moleculares do corpo humano, mas de qualquer maneira, mais importante que viver muito, é poder desfrutar deste tempo maior de vida.

Dentre todas as coisas que promovem a melhora da qualidade de vida, o exercício ocupa um lugar de destaque, pois cada vez mais a ciência aponta com evidências claras que um organismo que se movimenta regularmente é mais saudável, mais equilibrado do ponto de vista fisiológico, mais lúcido do ponto de vista cognitivo e permanece ativo dentro do tempo a mais que está vivendo.

Exercitar-se sempre é o melhor remédio para uma vida mais ativa e saudável e sem dúvida, melhor vivida.


Júlia Maria D'Andréa Greve

Blog mantido por Júlia Maria D'Andréa Greve, Professora Associada da Faculdade de Medicina da USP e Diretora do Instituto Viva Saúde & Fitness. Você pode segui-la no Twitter.  Se preferir, cadastre abaixo o seu endereço de e-mail para ser avisado das novidades.